Preparação de suportes em pavimentos
Ao fazer uma aplicação de microcimento, o mais importante é ter um suporte saudável e firme, caso o suporte não cumpra as condições adequadas para a aplicação do microcimento o aplicador tem que preparar o suporte de forma a obter um resultado ideal. Quando é feita a aplicação de microcimento, a nossa experiência como aplicadores, diz-nos que quando iniciamos uma aplicação, se o suporte não estiver bem preparado o resultado final não será o desejado. Existem aplicadores que corrigem as imperfeiçoês deixadas no suporte ou nas camadas de microbase, com as demaôs do acabamento, (Microfino /Microfloor), este é um erro tremendo, porque a espessura que pode ser aplicada nas demaôs do acabamento não cobre os defeitos do suporte ou da base.
A seguir, explicamos como preparar suportes antes de iniciar a aplicação do microcimento, tudo depende do tipo de suporte existente nessa superficié.
Tipos de suporte:
- Pavimentos de betonilha ou betão;
- Pavimentos em moisaicos;
- Pavimentos exteriores;
Pavimentos de cimento ou betão
Normalmente, quando vamos fazer uma aplicação num suporte com uma betonilha de cimento, não se torna necessário fazer nenhum tipo de preparação, a menos que encontremos uma laje rachada ou não tenha uma planometria correta. No caso da laje de cimento ter uma boa planometria mas com fissuras, a preparação do suporte consistirá em abrir essas rachas com a radial; aspiramos o pó produzido; com uma escova molhamos as rachas para acabar de remover todo o pó; quando a racha estiver completamente seca, enchemos com resina epóxi. Convem esperar 72 horas para a secagem completa da resina epóxi e poder iniciar a aplicação do microcimento.
Se a laje de cimento não tiver uma planiometria correta temos que aplicar um auto-nivelante para podermos alcançar uma boa planiometria. A forma mais correta de fazer uma aplicação de auto-nivelante é a seguinte: primeiro limpamos e aspiramos o suporte; depois aplicamos uma demão de PRIMERDECOR GRIT deixamos secar cerca de 30 minutos; o passo seguinte é preparar o auto-nivelante LEVELDECOR FINO Sendo uma laje de cimento, com uma aplicação de três milímetros de espessura, é suficiente para obter a planimetria correta. A aplicação deve ser feita contínua, ou seja; não podemos começar a aplicar o LEVELDECOR FINO e deixar a superfície inacabada. Convem esperar 72 horas para a secagem total do auto-nivelante e poder começar a aplicar o microcimento.
Quando o suporte onde temos de fazer a aplicação é betâo a forma de preparar o suporte é a mesma descrita na betonilha de cimento a única diferença é que no betão, sempre é necessário fazer uma aplicação de auto-nivelante: LEVELDECOR FINO OU LEVELDECOR GROSS dependendo da espessura que temos de obter para a sua correta planometria. O resto do processo é o mesmo descrito anteriormente.
Pavimentos em moisaicos
Na preparação do suporte, quando se trate de moisaicos, a primeira coisa que temos que verificar é que não exista nenhum solto. No caso de que encontremos moisaicos soltos, temos que removê-los e preencher essas falhas com uma argamassa de reparaçâo. Também é importante verificar se as juntas entre esses moisaicos sâo muito grandes. Se assim for, é necessário aplicar uma capa de auto-nivelante para conseguir uma boa planiometria.
Se as juntas entre os moisaicos nâo forem muito grandes, a nossa recomendação é aplicar uma demâo de PRIMERDECOR NBS (ponte de uniâo), deixar secar 30 minutos e depois aplicar duas demaôs de microcimento MICROTOUT MICROBASE GROSS , deixar secar completamente. Lixar a superfície com uma lixa de grão 40 e depois iniciar a aplicação do todo o sistema de microcimento CEMENTDECOR. Na internet existem muitos vídeos onde explicam que em superfícies de moisaicos, com uma demâo de microbase aplicada nas juntas dos moisaicos, depois de seca e lixada, já se pode iniciar a aplicação de microcimento. A nossa experiência demonstrou que esse processo não funciona. A explicação é muito simples, as juntas dos moisaicos sâo do tipo de superficié absorvente, enquanto o moisaico não tem absorção de húmidade. Aplicando microbase nas juntas, continuamos a ter dois suportes com absorção diferente, com o passar do tempo, normalmente o que acontece, é que, todas as juntas entre esses moisaicos, transparecem no microcimento. No entanto, se aplicarmos duas demãos de MICROBASE GROSS em toda a superfície, vamos conseguir um suporte com a mesma absorção, evitando assim, que com o passar do tempo, as juntas entre os moisaicos se manifestem.
Pavimentos exteriores
Na preparação de um suporte de pavimento exterior, a primeira coisa á verificar, é se está saudável e firme. Caso o suporte não cumpra com este requisito, temos de proceder à sua reparação com uma argamassa própria para esse processo. Quando a reparação estiver terminada, deixamos secar. O nosso conselho é aplicar duas demãos de MORTERFLEX em todo o suporte onde vamos fazer a aplicação do microcimento. Ao aplicar as duas demãos de MORTEFLEX, conseguimos impermeabilizar toda essa zona, para que o microcimento que vamos aplicar nâo sofra nenhuma infiltraçâo de húmidade. Quando o MORTERFLEX estiver completamente seco lixamos com uma lixa de grão 40. Terminada a aplicação do MORTEFLEX, é aconselhavel esperar cerca de seis dias, antes de podermos prosseguir com a aplicação do microcimento.
Últimos artículos
-
Preparação de suportes em pavimentos
-
Aplicação sobre azulejos e/ou mosaicos:
-
Aplicação dos vernizes
-
Aplicação sobre pladur, morteiro, gesso, etc.:
-
Formas de aplicação